quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Afinal de contas o que é Bullying?

Rafaela Alencar
Esta resenha apresenta pontos da pesquisa realizada por mim sobre Bullying,seus vários tipos e suas vítimas, nos dias atuais.Recorri a diversas fontes de pesquisa e disponibilizei-as no blog.

Com o propósito de produzir a resenha crítica sobre o assunto, selecionei os seguintes textos :"Curiosidades", Bullying é" e "Tipos de Bullying 2".

Segundo o texto “Curiosidades “ “o fenômeno Bullying está prestes a tomar proporções preocupantes, tanto pelo seu rápido crescimento como por atingir faixas etárias cada vez mais baixas” .Suas vítimas são em sua grande maioria crianças e adolescentes que sofrem humilhações, descriminações, exclusões e são com freqüência aterrorizadas, agredidas com palavras apelidadas e essas são apenas algumas maneiras de violência cometidos pelos agressores.

Apesar de o Bullying também poder ocorrer no trabalho, na vizinhança, na política… em sua maioria está presente em escolas de todo o mundo . Como o texto “Bullying é” descreve "a prática vai desde os tapas de um grandão num garoto mais fraco durante o recreio ao uso de apelidos maldosos para chamar os colegas".

Estão presentes também dois tipos de Bullying :o bullying físico e o bullying psicológico, sendo o bullying físico chamado bullying directo, aquele que ataca a vítima estando presente em frente à mesma; e o psicológico bullying indirecto ,que é o praticado pelas costas , espalhando boatos negativos sobre a mesma.Além desses dois, estão entre os tipos de bullying:

-bullying verbal;
-bullying escrito;
-bullying emocional;
-bullying sexual;
-cyberbullying.

Com base nas pesquisas, concluo que o bullying é realmente um problema mundial e de seriedade indiscutível. Por ter foco em jovens, torna-se mais preocupante, uma vez que pode causar seqüelas irreparáveis nas vítimas . Um ato de violência que ocorre dentro de centros de ensino, devendo ser combatido, evitando-se conseqüências ainda mais graves.

Um comentário:

  1. “COMPORTAMENTO HUMANO”

    Contar uma história veridica e bem interessante monstrando a que ponto chega o comportamento humano. A alguns anos atrás numa época de dia das mães, tinha e tenho alguns contatos que eram mães. Então fiz questão de fazer uma mensagem especial apenas para essas “mamães” dos contatos. Dentre essas pessoas havia uma moça chamada Eliane Campos que também se dizia mãe. Não a conhecia a muito tempo, mas mesmo assim fiz questão de inclui-lá, não tendo nenhum tipo de preconceito pelo fato de conhece-lá a pouco, pois, passou a fazer parte do ciclo de contatos .Porém era mentira o fato de ser mãe.Apenas brincou, mas sustentou essa mentira adotando um comportamento frio e que me prejudicou profissionalmente. Detalhe, essa pessoa tem uma irmã que é psicóloga, aliás, mais grave ainda. Alguns podem até dizer: “ahhh, esse tipo de coisa é normal...Muitos para “aparecerem” mentem ou fazem até pior”.Pode até ser, mas a pergunta que fica é: a sociedade perdeu o senso do que é certo ou errado??Parece até “piegas” isso, mas qual então a diferença entre uma mentira assim e aqueles jovens que queimaram um indio vivo que dormia num banco de praça a alguns anos atrás em Brasilia??!! Lembram dele ou a sociedade tem memória curta para fatos assim??!! Por essas e outras que se fazem seres assim que acham que estão acima do bem e do mal e acham que tudo é normal. Já perceberam isso??!!

    ResponderExcluir