sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Bullying é

o nome técnico para uma forma específica de violência disseminada nas escolas do mundo todo. A prática vai desde os tapas de um grandão num garoto mais fraco durante o recreio ao uso de apelidos maldosos para chamar os colegas.

Algumas acções de bullying:

-ofender;
-gozar;
-humilhar;
-fazer sofrer;
-discriminar;
-ignorar;
-intimidar;
-perseguir;
-assediar;
-aterrorizar;
-agredir;
-bater;
-empurrar;
-roubar.

Que tipos de bullying existem?
Existem dois tipos de bullying - o bullying físico e o bullying psicológico. Estes dois tipos estão dentro do chamado bullying directo que é aquele em que o bully (aquele que pratica bullying) ataca a vítima estando presente em frente à mesma. Já dentro do bullying indirecto, que é aquele em que o bully ataca a vítima por outros meios, como por exemplo, espalhando boatos negativos sobre a mesma, só está o bullying psicológico.

Outros tipos de bullying:
-bullying físico;
-bullying verbal;
-bullying escrito;
-bullying emocional;
-bullying sexual;
-cyberbullying.

Onde ocorre o bullying?
O bullying ocorre em toda e qualquer escola. Também pode ocorrer no trabalho, na vizinhaça, na política…
Não sei se a nossa escola é das mais efectadas, mas que existe bullying podemos ter a certeza, mas achamos que todos devem estar alerta, pois o bullying é um problema grave na escola, que pode levar por exemplo, à depressão, à perda de auto-estima e, em última instância, ao suicídio, conhecido por bullycide.

Quais são as consequências do bullying sobre o ambiente escolar?
Quando não há intervenções efectivas contra o bullying, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianças ou adolescentes, sem excepção, são afectadas negativamente, passado a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Alguns alunos, que testemunham as situações de bullying, quando percebem que o comportamento agressivo não traz nenhuma consequência a quem o pratica, poderão achar por bem adoptá-lo. Todos os alunos têm o direito de se sentirem seguros quando vão para a escola, infelizmente não é o que acontece.

De que maneira os alunos se envolvem com o bullying?
Alvos de bullying- são os que sofrem bullying;
Autores de bullying- são os que praticam bullying;
Testemunhas de bullying- são os que não sofrem nem praticam bullying, mas convivem num ambiente onde isso acorre.

O bullying envolve muita gente?
Os rapazes, com maior frequência, estão mais envolvidos com o bullying, enquanto autores ou como alvos.
Já entre as raparigas, isso ocorre com menor frequência. O bullying também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.

Quais são as possíveis consequências de bullying?
O bullying pode provocar danos morais e físicos nas vítimas. Estas podem entrar em depressão e/ou contrair diversas doenças.

Fonte:http://areaproj.blogs.sapo.pt/3977.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário